Acompanhe as novidades em nosso Facebook:

Cirurgia Oral Menor

Cirurgia oral menor é uma subespecialidade da cirurgia bucomaxilofacial, sendo responsável por procedimentos cirúrgicos relacionados a ossos, dentes, gengivas e bochechas. Envolve o diagnóstico, tratamento e acompanhamento de extrações de dentes, pequenas lesões e traumatismos na região da boca, maxilar e regiões próximas.
As operações são realizadas por dentistas especializados na área e podem ser feitas no próprio consultório com aplicação de anestesia local. A recuperação tende a ser rápida e não há necessidade do paciente se afastar por um longo período de suas atividades diárias.


PRINCIPAIS PROCEDIMENTOS DA CIRURGIA ORAL MENOR:

Extração do siso
É um procedimento comum na área odontológica. A cirurgia é necessária quando não há espaço para que os terceiros molares (como também são conhecidos) se posicionem corretamente na arcada dentária, provocando inflamações gengivais e aumentando o risco de cáries.

Há casos em que os dentes não apontam e ficam inclusos. Neste caso, a extração é feita para evitar maiores prejuízos à arcada. O grau de complexidade da cirurgia varia de acordo com o estado dos dentes do siso na boca.

Cirurgias pré-protéticas
Uma disfunção de reabsorção óssea é comum em pacientes que perderam seus dentes. Mesmo com o uso da dentadura, a reabsorção do osso é irremediável, pois o organismo entende que não há presença de raiz dentária, logo, aquele osso não possui finalidade.
Para que esse problema seja resolvido e a prótese se adapte corretamente, é preciso realizar a cirurgia pré-protética.

Remoção dos cistos
A cirurgia oral menor também é indicada para a remoção de cistos. Eles podem surgir de uma proliferação de restos dos tecidos responsáveis pela formação dos dentes. Isso ocorre porque o organismo não conseguiu absorver corretamente tais tecidos.

Com isso, caso haja uma infecção ou trauma na região em que se encontram esses resíduos, haverá uma proliferação patológica, resultando em cistos.

Lembre-se sempre que qualquer procedimento cirúrgico ou estético deve ser feito e acompanhado por um cirurgião-dentista. Ao menor sinal de dor ou incômodo na região bucal, procure um bucomaxilofacial para o diagnóstico correto.